sábado, 13 de março de 2010

"Heurística de Representatividade" = PRECONCEITO


Acredito que o preconceito é um instinto. Toda nossa vida social é baseada nele, porque só de olhar alguém já imaginamos como esse alguém é, e pensamos se é um potencial amigo (ou inimigo). O nosso cérebro realmente funciona utilizando heurísticas.
Heurísticas não são nada mais do que métodos simples para raciocinar. Assim, podemos ter uma conclusão com muita rapidez, porém sem a certeza da precisão. O preconceito pode ser chamado de "Heurística de Representatividade", que consiste em definir algo que é novo pra gente baseando-se naquilo que já conhecemos.
Quando vemos alguém pela primeira vez, observamos suas roupas, seus gestos, sua voz e sua cor de pele, entre outros fatores visíveis (ou audíveis). Daí lembramos de características da personalidade de pessoas que conhecemos que tenham as mesmas (ou parecidas) características físicas. E atribuímos essa personalidade à pessoa que acabamos de ver. A relação que pretendemos desenvolver com essa pessoa depende basicamente de como achamos que ela é.

E isso é o preconceito.

Todo mundo é, já faz parte da natureza humana. Não é errado criar preconceitos, é natural. O que é errado, e essa é a parte que quero que entendam, é tomar as decisões baseadas nos preconceitos.
Discriminação baseada em preconceito é algo que não admito. Não podemos tratar alguém de forma diferente só porque "achamos" que é necessário como ja aconteceu comigo em julgaar e tambem ser muito julgada.Temos que conhecer as pessoas antes de definir como iremos tratá-las.

Nenhuma forma de preconceito é válida seja ela qual foor.

PRECONCEITO é opiniao sem conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário